quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fragmentos #1

... entender que “Diário de Sintra” se trata de duas viagens paralelas. Uma viagem física a cidade de Sintra depois de 25 anos sem nunca ter voltado lá, e uma outra viagem que é da memória, de como se dá esse meu olhar nesse "entre" as coisas. A reflexão sobre aquele período passa por uma interiorização desse processo através da sensibilidade de uma certa subjetividade. Compreendi que a força desse projeto está na ênfase sobre o olhar, sobre a memória afetiva e crítica através dos quais posso construir minha trajetória ao lado de Glauber. Minha história, minha sensibilidade, é objeto tanto quanto a vida de Glauber.

Um comentário:

paula disse...

O que me parece importante enfatizar no “Diário de Sintra” é, em primeiro lugar, o seu caráter de documentário reflexivo. É a partir desse ponto que se pode estruturar um trabalho autêntico, singular, poético, forte e apaixonante. Refletida essa questão, as demais vão ganhar respostas, pois se encontram submetidas a isto.

A força desse projeto, no meu entender, está na ênfase sobre o olhar, sobre a memória afetiva e crítica sobre aquele período em que vivi ao lado de Glauber e meus filhos em Portugal. Ao chamar a atenção para o olhar, ganham destaque os meios e as mediações que constroem meu discurso. O que estrutura meu olhar sobre o mundo sensível? As texturas do filme, as composições de imagem e som, a montagem que segue um fluxo mental e extremamente singular e pessoal, mas que através disso pode atingir os espectadores. É o processo de entendimento do mundo através da memória que precisa ficar claro. Por isso não é, e não se propõe realista, não é uma “janela sobre o mundo”. A ênfase não é sobre o real, mas sobre a memória e a forma que ela constrói o real. A consciência sobre os mecanismos de medição é algo fundamental.

Não é um filme de caráter jornalístico ou histórico no sentido de que pretende esmiuçar detalhadamente uma questão ou um evento .Tão pouco é um filme de encontros onde se destacam os momentos singulares entre realizador e personagens registrado pela câmera

Glauber aparece através do meu olhar ,que hoje, olha para aquele momento de nossas vidas com 25 anos de acúmulos e reflexões. O momento tão pouco conhecido da vida de Glauber, os meses que antecederam sua morte, o momento que ele denominou de “intervalo”, de “fim de um ciclo”

Glauber inicia no final dos anos 60 uma peregrinação pelo mundo que reforça esse movimento. É um nômade. Vive o movimento de descolonização da África. Em 1974 a revolução dos cravos faz sentir esse movimento em Portugal. Caminha entre a estética da fome e a estética do sonho.